quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dois velhos sujos


Olha só que cena linda! Gilbert Shelldon, com a cerveja, e Bob Crumb, com a coca: dois gigantes dos quadrinhos bebemorando durante o primeiro dia de Flip. Segue o texto de Lívia Brandão, do blog d'O Globo sobre o evento:

Robert Crumb, uma das principais atrações da 8ª edição da Flip, não é muito de papo. O criador de Fritz, The Cat, responsável pela lendária Zap Comics e rei das mulheres voluptuosas é vítima de sociofobia e evita o quanto pode se expor. Qual não foi a nossa surpresa portanto quando vimos aquela figura franzina, com seu indefectível chapeuzinho, sentar-se numa mesa próxima à nossa em um botequim da cidade em um de nossos raros momentos de descanso. Ao lado dele, seu fiel escudeiro Gilbert Shelton.

Crumb pediu um refrigerante, Shelton arriscou uma cerveja barata. Ambos ficaram conversando por horas e ignoraram com uma elegância solene a indiscrição de nossos fotógrafos, que resolveram registrar o encontro histórico que acontecia bem debaixo dos nossos narizes. Pois foi justamente a indiscrição de André Teixeira e Marcos Tristão e um empurrãozinho de André Miranda que me encorajou a falar com eles como uma civil. Saquei meu caderninho da bolsa, pedi uma caneta à garçonete e respirei fundo antes de deixar a pessoa jurídica de lado para pagar de tiete. Pedi um autógrafo, simples assim.

Shelton, muito simpático, apenas rabiscou o gato do Fat Freddy. Crumb, mais arredio, me surpreendeu ao começar a desenhar letra por letra de sua assinatura. E mais ainda quando começou a traçar uma minuciosa caricatura de si mesmo. Foram longos minutos em que ele me entrevistou. Perguntou de onde eu era, o que eu fazia, se gostava de quadrinhos. E me entregou de volta o caderninho com um recado ranzinza: "eu odeio super-heróis". Entendam como quiserem.

Um comentário:

Anônimo disse...

quello che stavo cercando, grazie