sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Eu queria MUITO ter ido...


KT Tunstall empolga fãs misturando folk com pop

Por Pedro Carvalho (UOL)

A cantora e compositora escocesa de pop-rock KT Tunstall esbanjou simpatia e carisma nesta quarta-feira (15), em São Paulo, no primeiro show de sua turnê brasileira. No palco do Via Funchal, Tunstall falou português, conversou com o público de cerca de 2.500 pessoas e fez uma boa mistura de seus sucessos com músicas menos conhecidas.

Após a abertura do cantor Alexandre Grooves, que durante meia hora aqueceu o público que ainda chegava ao local com seu pop suingado e versões de Rita Lee e Lulu Santos, Tunstall entrou no palco às 22h15 ao som do clássico do rock dos anos 50 "Rumble", de Link Wray.

Sem muitas delongas, iniciou sua apresentação com a música "Little Favours", primeira faixa de seu mais recente álbum, "Drastic Fantastic", de 2007. Com sua naturalidade e carisma, a cantora animou rapidamente o público.

Além dos dotes vocais invejáveis de Tunstall e sua competência nos violões e guitarras que se alternam durante o set, o maior destaque do show foi a afiadíssima banda, formada pelos músicos Luke Bullen (bateria), Arnulf Linder (baixo), Sam Lewis (guitarra) and Kenny Dickinson (teclados).

Com o som bem equalizado, exceto por problemas rapidamente solucionados na primeira música, o grupo conseguiu executar os arranjos de maneira muito próxima à das versões de estúdio sem soar excessivamente presos, dando espaço para Tunstall se destacar.

Mas o que o público queria eram os hits televisivos. Tunstall é conhecida no Brasil principalmente por ter músicas em trilhas de programas da televisão. Como não poderia deixar de ser, a primeira canção a levantar os ânimos da platéia foi a balada "Other Side Of The World", presente na novela "Como Uma Onda".

No decorrer do show, Tunstall e banda demonstraram dois lados, um misturando elementos de folk e pop-rock alternativo dos anos 90 que parecia deixá-los mais à vontade. O outro, mais radiofônico e pop, agradava mais à platéia.

Um dos momentos musicalmente mais interessantes, dentro do parâmetro folk, foi em "Ashes", do disco "KT Tunstall's Acoustic Extravaganza" (2006), quando o tecladista veio à frente tocar sua "washboard tie", um exótico instrumento de percussão com formato de gravata. Em outras partes do show, KT ficou sozinha no palco e demonstrou que poderia ser uma cantora folk competente.

Isso se por acaso desistisse de alimentar seus fãs com hits como "Suddenly I See", presente no filme "O Diabo Veste Prada" e na novela "Belíssima", que levou a casa abaixo e ameaçou encerrar a apresentação.

Após um intervalo de dois minutos KT Tunstall e os músicas retornaram para o bis com uma versão acústica de "I Want You Back" do Jackson Five e finalizaram o show com a agitada "I Don't Want You Now".

Nenhum comentário: