quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vive la France!

Tenho um novo alvo na categoria "pessoas que eu odeio". Trata-se do desenhista francês Hervé Bourhis, autor do celebrado "O Pequeno Livro do Rock", e que acaba de lançar o ainda mais celebrado "O Pequeno Livro dos Beatles". Não é que este maldito pegou as minhas duas paixões (música e desenho), juntou com a minha religião (Beatles) e fez tudo o que eu gostaria de ter feito. E o pior de tudo: o fez de maneira magistral! Oh, santo John Lennon que está nos céus... quéquieufaço agora?.... comprei o livro amarelo neste fim de semana. Devorei-o com o mesmo prazer com que devorei o livro vermelho. O cara é muito bom... e olha que trata-se de uma ideia até boba: desenhar algo que já aconteceu, que a maioria já sabe. Mas Hervé é um filho da puta. Vai fundo. Tem um traço fantástico que tranforma o mais banal dos acontecimentos em pura magia. Faz referência pessoais no meio da história (o que nos torna cúmplices, de certa forma...), promove enquetes e, não raro, me deixa puto da vida com certas "notas" que dá a certos discos (em especial ao Flowes in the Dirt do Paul, um dos meu preferidos e um dos mais execrados pelo francês!). É, pessoal... genialidade é isso aí: fazer a coisa mais simples e óbvia do mundo, mas tão simples e óbvia que ninguém tinha pensado até então. Compre, empreste ou roube, mas não deixe de ter os pequenos grandes livros do rock. Ah, na ilustração, um desenho exclusivo do velho Macca que Hervé fez em uma rápida passagem pelo Brasil no ano passado, os dois livros e um 3X4 do desenhista.

Nenhum comentário: