quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Uma charge e seus desdobramentos...

Começando o ano com o pé direiro:
charge publicada na Revista da Semana de 21 de janeiro


Qualquer semelhança será mera coincidência, viu?


CRIAÇÃO é uma coisa maluca. Não raro, esta mesma situação acontece: faço uma charge e penso, "puxa, esta ficou demais!". Sabe qual a reação das pessoas? zero.
Daí, naqueles dias com dois milhões de trabalhos, tenho que fazer a charge do dia rapidamente, sem tempo para me aprofundar, ou mesmo num dia sem muita inspiração, aquele desenho mais para marcar tabela (ato horroroso, por sinal), vem a bomba: o respeitável público, sem mais nem menos, começa a te elogiar. "Puxa, Simon, está ficou demais. Parabéns". Eu, sem entender nada, dou uma rápida olhadela na bichinha, pra ver se é legal mesmo, e não tem jeito. É, na melhor das hipóteses, mais ou menos...
Com esta aqui foi assim. Não achei ruim, não. Mas também não achei nada de especial.
Primeiro, recebo elogios de algumas pessoas. Do patrão, inclusive. De repente, me ligam da Revista da Semana, da editora Abril: "Alô, Simon? estamos interessados em publicar a sua charge do dia tal na nossa seção de melhores da semana, Dá pra enviar o arquivo em alta resolução?". Uau, legal, mas... é essa mesmo, tem certeza? não quer ver umas outras? têm melhores, viu?
Bem, fiquei surpreso, mas muito feliz. Não é todo dia que a gente sai em uma revista de circulação nacional.
Não bastasse isso, dias depois, dando uma lida no blog da jornalista Luciana Pompo, encontro uma montagem bem fuleira do site www.perolaspoliticas.com . Adivinha, só: uma cópia escarrada da minha charge, mas em forma de montagem. Fui lá no site para conferir, e o autor, um tal de Lilo, postou no mesmo dia que eu publiquei na charge on line, mas um dia depois da publicação original, no www.jornale.com.br . Vai saber, né....
Conversando com meu camarada Julian Barg, que escreve textos fantásticos e os publica toda terça feira no blog http://www.absolutamente.ws/ , ele conta que acontece o mesmo com suas crônicas.
A magia da arte é assim, né? Não dá pra racionalizar muito não, pois quando menos se espera, boom!
Aí em cima, umas imagens para ilustrar a epopéia.

Um comentário:

Novaes disse...

Oi Simon, esse seu texto falando da inspiração é realmente universal!!!
Vira e mexe acontece isso comigo tb!!
Quando acho que a charge tá duca, ninguém dá a mínima, aí fico me achando um merda!! Que não tenho noção de charge, que não sei o que é uma boa charge, etc... E numa charge que achei simplezinha,pronto! A maior repercussão!!Jogo duro...
Parabéns pelas suas criações,te acompanho sempre no chargeonline!Abs.